17/01/2010

Uma Flor...Uma pequena flor

"- Amar uma flor de que só há um exemplar em milhões e milhões de estrelas basta para uma pessoa se sentir feliz quando olha para elas. Porque pensa: "Ali está ela, lá no alto, a minha flor..." Mas se a ovelha comer a flor, para essa pessoa é como se as estrelas se apagassem todas de uma vez! 


(...)


-O que é que "estar preso" quer dizer?
-É uma coisa que toda a gente se esqueceu - disse a raposa - quer dizer que se está ligado a alguém, que se criaram laços com alguém.
 - Laços?
-Sim, laços - disse a raposa - Ora vê: por enquanto para mim , tu não és senão um rapazinho perfeitamente igual a outros cem mil rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Por enquanto, para ti, eu não sou senão uma raposa igual a outras cem mil raposas. Mas, se tu me prenderes a ti, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no meu mundo para mim. E , para ti, eu também passo a ser única no mundo...


(...)
  
-Só conhecemos as coisas que prendemos a nós - disse a raposa.


(...)


- E o que é preciso fazer?- perguntou o principezinho.
-É preciso ter muita paciência. Primeiro sentas-te um bocadinho afastado de mim, assim, em cima da relva.  Eu olho para ti pelo canto do olho e tu não dizes nada. A linguagem é um fonte de mal-entendidos. Mas todos os dias te podes sentar um bocadinho mais perto...


(...)


 - Se vieres, por exemplo, às quatro horas, às três já eu começo a ser feliz. (...)  Quando chegou a hora das despedidas:
-Ai que me vou pôr a chorar... Anda vai ver outra vez as rosas...

(...) 
 -Vocês são bonitas, mas vazias - ainda lhes disse o principezinho. - Não se pode morrer por vocês. Claro que, para um transeunte qualquer, a minha rosa é perfeitamente igual a vocês. Mas, sozinha, vale mais do que vocês todas juntas, porque foi ela que eu reguei. Porque foi a ela que eu pus debaixo de uma redoma.Porque foi a ela que eu abriguei com o biombo. Porque foi a ela que eu matei as lagartas (menos duas ou três, por causa das borboletas). Porque foi a ela que eu ouvi queixar-se, gabar-se e até, às vezes, calar-se. Porque ela é a minha rosa.


(...)


-Foi o tempo que tu perdeste com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante."
in O Principezinho

Como é curioso.... Eu no ensino básico era a flor e dizia o texto do capitulo VIII...

Um comentário:

  1. "Os homens esqueceram esta verdade, disse a raposa. Mas tu não deves esquecer-te. Tornaste-te para sempre responsável por aquilo que cativaste. Tu és o responsável pela tua rosa..."

    ResponderExcluir